Antes de anunciar iPhone 12, Apple registra duas patentes relacionadas ao 5G

Muitos analistas comentam que esse ano finalmente teremos a primeira geração do iPhone com suporte ao 5G, o que aparentemente, deve ser o início de um grande ciclo de mudanças para o smartphone da Apple.

E por falar na quinta geração de redes móveis, a gigante de Cupertino registrou duas patentes no USPTO nessa terça-feira (14), sendo a primeira delas relacionadas a dispositivos que podem se conectar a redes 4G e 5G e a outra detalhando o chamado “fatiamento” de rede 5G.

Enquanto a primeira tinha sido apresentada ao escritório de patentes em dezembro de 2017, a segunda, por sua vez, foi enviada em outubro de 2018.

Sobre o fatiamento de rede 5G (5G Network slicing), trata-se de um recurso que permite que operadoras possam dividir uma rede celular em múltiplas camadas, cada uma entregando diferentes velocidades e latências baseadas na necessidade dos dispositivos.

Através de um esquema de detecção e alcance por rádio (MIMO) de múltiplas entradas e saídas múltiplas (RIMAR), a “invenção” da Apple abrange as operações de alcance espacial – essa patente relacionada ao fatiamento de redes 5G parece ser, diga-se de passagem, resultado daquela aquisição da Apple à divisão modems para smartphones da Intel.

Mesmo que o 5G ainda esteja dando seus primeiros passos, ainda assim, a firma de análise de mercado Strategy Analytics acredita que a Apple pode se tornar líder na venda de smartphones 5G, caso o modelo mais básico da linha iPhone 12 tenha um desempenho de vendas tão bom quanto o iPhone 11 teve.

Levando em consideração que o sucessor do iPhone 11 vai chegar ao mercado com preço similar e tecnologias como OLED e 5G, dificilmente ele não será um sucesso de vendas.

TudoCelular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *